Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CASE CISCO SYSTEM

O QUE DEU ERRADO NA CISCO SYSTEMS ?
No ano 2000 a Cisco Systems era a empresa mais valorizada do planeta e o excesso de otimismo do Presidente Sr. John Chambers que fez com que fosse ignorado os fatos do mercado e de concorrentes de que o bom da internet estaria ao fim, então enquanto a Cisco Systems esperava crescer em 50% e se preparava para isso, todo o resto do mercado estava esperando uma redução nas vendas e reduzindo os seus níveis de estoques, era só uma questão de tempo até que as expectativas do mercado se manifestassem e mostrasse que a Cisco Systems estava errada em seu otimismo, tendo como conseqüência, queda da receita, demissões em massa, racionalização do portfólio dentre outras . Na mesma época os grandes clientes da Cisco Systems, que eram as empresas de telecomunicações, estavam falindo e também cancelando os projetos com a mesma. Isso fez com que a coisas fossem realmente mal e os estoques de produtos acabados e semi acabados mais que dobrassem, acarretando em um altíssimo custo de financiamento de estoque, tendo uma depreciação e alta da desvalorização de suas ações.
Neste mesmo tempo, acontecia uma grande falta de componentes no mercado que fez com que a Cisco System firmasse contratos com fornecedores de longa duração e os pedidos eram realizados sem dados dos vendedores, tudo estaria perfeito se não fosse levado em consideração que a falta de componentes e os atrasos nas entregas que isso teria gerado, fez com que os compradores colocassem vários pedidos , ficando somente com o que chegava primeiro. Quando os pedidos eram cancelados, não havia tempo de parar a produção e os estoques cresciam novamente,gerando uma produção muito maior do que a venda . Isso foi resolvido com a implantação de um novo sistema que conseguia cancelar os pedidos com mas agilidade, corrigindo uma das falhas no projeto .

COMO DEVERIA SER O GERENCIAMENTO LOGÍSTICO
O gerenciamento logístico deveria ser baseado mais no mercado e em projeções globais do que somente em expectativas da empresa, no caso da Cisco Systems eles nunca tiveram uma redução de faturamento desde a sua fundação, um grande otimismo vinha sendo pregado pelo presidente e não foi feito estudos de mercado e analise dos concorrentes, deveria ser considerado que seus produtos são de vida útil baixa, mostrando que mesmo uma empresa que nunca teve seu faturamento reduzido, não deve se recusar a analisar sua situação do mercado.
No gerenciamento depois que houve a falta de componentes e firmado contratos longos com os fornecedores, foi implantado sistema que reduzia muito o tempo entre pedido e fabricação, tentando assim sair na frente, porém deveria ter sido previsto que no caso de pedidos cancelados, não havia o que se fazer e tinha novamente grandes estoques, já na criação do sistema deveria ter sido pensado em como cancelar o pedido com a mesma agilidade em que ele era realizado, ganhando tempo e custo nas produções .

No caso da Cisco System os produtos oferecidos eram produtos de vida útil baixa, pois a cada dia temos novas tecnologias e inovações necessárias aos clientes. Neste caso deveria ser muito mais ágil o sistema logístico, para que a cada nova informação de mercado pudessem se adaptar a empresa, produzindo conforme a necessidade da atualidade, também a empresa deveria ter feito uma pesquisa de mercado, analisando os possíveis problemas e correções futuras , considerando a falta de confiança do mercado no comprimento dos prazos.


REFERÊNCIAS / FONTE: 
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA FORAM RETIRADAS DO LIVRO "LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 2ª EDIÇÃO " COM AUTORIA DE MARTIN CHRISTOPHER .

Um comentário: