O QUE DEU ERRADO NA CISCO SYSTEMS ?
No ano 2000 a
Cisco Systems era a empresa mais valorizada do planeta e o excesso de otimismo
do Presidente Sr. John Chambers que fez com que fosse ignorado os fatos do
mercado e de concorrentes de que o bom da internet estaria ao fim, então
enquanto a Cisco Systems esperava crescer em 50% e se preparava para isso, todo
o resto do mercado estava esperando uma redução nas vendas e reduzindo os seus níveis
de estoques, era só uma questão de tempo até que as expectativas do mercado se
manifestassem e mostrasse que a Cisco Systems estava errada em seu otimismo,
tendo como conseqüência, queda da receita, demissões em massa, racionalização
do portfólio dentre outras . Na mesma época os grandes clientes da Cisco
Systems, que eram as empresas de telecomunicações, estavam falindo e também cancelando
os projetos com a mesma. Isso fez com que a coisas fossem realmente mal e os
estoques de produtos acabados e semi acabados mais que dobrassem, acarretando
em um altíssimo custo de financiamento de estoque, tendo uma depreciação e alta
da desvalorização de suas ações.
Neste mesmo
tempo, acontecia uma grande falta de componentes no mercado que fez com que a
Cisco System firmasse contratos com fornecedores de longa duração e os pedidos
eram realizados sem dados dos vendedores, tudo estaria perfeito se não fosse
levado em consideração que a falta de componentes e os atrasos nas entregas que
isso teria gerado, fez com que os compradores colocassem vários pedidos ,
ficando somente com o que chegava primeiro. Quando os pedidos eram cancelados,
não havia tempo de parar a produção e os estoques cresciam novamente,gerando
uma produção muito maior do que a venda . Isso foi resolvido com a implantação
de um novo sistema que conseguia cancelar os pedidos com mas agilidade,
corrigindo uma das falhas no projeto .
COMO DEVERIA SER O GERENCIAMENTO LOGÍSTICO
O gerenciamento
logístico deveria ser baseado mais no mercado e em projeções globais do que
somente em expectativas da empresa, no caso da Cisco Systems eles nunca tiveram
uma redução de faturamento desde a sua fundação, um grande otimismo vinha sendo
pregado pelo presidente e não foi feito estudos de mercado e analise dos
concorrentes, deveria ser considerado que seus produtos são de vida útil baixa,
mostrando que mesmo uma empresa que nunca teve seu faturamento reduzido, não
deve se recusar a analisar sua situação do mercado.
No gerenciamento
depois que houve a falta de componentes e firmado contratos longos com os
fornecedores, foi implantado sistema que reduzia muito o tempo entre pedido e
fabricação, tentando assim sair na frente, porém deveria ter sido previsto que
no caso de pedidos cancelados, não havia o que se fazer e tinha novamente
grandes estoques, já na criação do sistema deveria ter sido pensado em como
cancelar o pedido com a mesma agilidade em que ele era realizado, ganhando
tempo e custo nas produções .
No caso da Cisco
System os produtos oferecidos eram produtos de vida útil baixa, pois a cada dia
temos novas tecnologias e inovações necessárias aos clientes. Neste caso
deveria ser muito mais ágil o sistema logístico, para que a cada nova
informação de mercado pudessem se adaptar a empresa, produzindo conforme a
necessidade da atualidade, também a empresa deveria ter feito uma pesquisa de
mercado, analisando os possíveis problemas e correções futuras , considerando a
falta de confiança do mercado no comprimento dos prazos.

REFERÊNCIAS / FONTE:
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA FORAM RETIRADAS DO LIVRO
"LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 2ª EDIÇÃO " COM
AUTORIA DE MARTIN CHRISTOPHER .
Muito Obrigadoo mesmo. Muito interessante o conteudo
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